16 de nov. de 2011

Cuidados na Gravidez - primeiro trimestre

Hoje recebi a ligação de uma amiga minha, me contando que está grávida. Resolvi então postar um assunto em sua homenagem. 


Segundo a ginecologista Nadie Patrick Tolezani, o primeiro trimestre é o mais crítico de toda gravidez. Nessa fase, acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto.
Um aborto espontâneo é o termo médico para o término acidental de uma gravidez antes da vigésima semana de gravidez.

Para prevenir eventuais problemas, o principal cuidado é o pré-natal. Ele deve ser feito desde o dia em que a mulher descobre que está grávida e qualquer diferença notada pela gestante deve ser informada ao seu médico. É preciso contar tudo para o ginecologista.
Nos primeiros meses de gestação, toda atenção é necessária, inclusive em relação à alimentação. Deve-se reduzir o consumo de café e chás, pois a cafeína aumenta o risco da bebê nascer com baixo peso. Evitar cigarro, bebidas alcoólicas, ingerir carne crua ou mal cozida, não fazer exames de raio-x, ter contato com produtos químicos e se auto-medicar, de maneira alguma.

CABELOS NA GRAVIDEZ

O que pode:
Para os cabelos que ficaram ressecados, invista em hidratação. Não há nenhuma restrição quanto a isso. E os que ficaram oleosos podem ser lavados diariamente, com xampus específicos para combater a oleosidade. Escove os cabelos com menos freqüência para não deixá-los ainda mais pesados e oleosos. E sempre que puder opte por produtos naturais.
O que não pode:
Como não existem testes científicos que comprovem que amônia — usada em muitas tinturas — não faz mal ao bebê, o ideal é evitar tratamentos que usem produtos químicos com essa substância. As tradicionais tinturas, à base de amônia, são realmente contra-indicadas. Você pode usar tinturas sem amônia, xampus tonalizantes e hennas naturais. Mesmo assim, o mais indicado, dizem os médicos, é começar a pintar os cabelos só após o primeiro trimestre da gravidez, época da formação do feto. Depois do terceiro mês, também é permitida a realização de reflexos, da metade dos fios para as pontas, só uma ou duas vezes durante a gestação.
Agora atenção: permanentes e alisamentos devem esperar porque contêm amônia.

Dicas para manter os cabelos bonitos na gravidez:

Cortar e hidratar freqüentemente os cabelos poderá ajudar a amenizar todas as mudanças ocorridas.
Como dizem: “gravidez não é doença!”, por isso aproveite esta fase tão maravilhosa e continue cuidando de seus cabelos normalmente.
 Consulte seu médico, antes de mudar visual.


Nenhum comentário:

Postagens